Dr. Arno Rocha Defende Tese de Mestrado em Propriedade Intelectual

Dr. Arno Ribeiro Rocha defendeu no último dia 23 de maio de 2019, sua dissertação de mestrado na Universidade do Sul de Santa Catarina e foi aprovado com nota máxima.
O trabalho teve como objetivo o estudo da complexidade do instituto da responsabilidade civil em decorrência de contrafação de marcas, com enfoque nos parâmetros de fixação do quantum indenizatório e no tratamento jurisprudencial do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, analisando as consequências das distintas posições teóricas sobre o tema.Como resultado, criou-se uma base de dados com as decisões, principais critérios e eventuais padrões encontrados na pesquisa.
Sabe-se, que o valor da indenização por danos materiais deve ser fixado de acordo com os critérios estabelecidos pela Lei de Propriedade Industrial – Lei nº. 9.279/1996 (LPI), diferentemente do que acontece com o dano moral, pois não existe em nossa legislação qualquer previsão constitucional ou infraconstitucional que trate do valor indenizatório a ser estabelecido nas decisões condenatórias. Consequentemente, é atribuído ao Poder Judiciário a obrigação de fixá-lo, de modo que satisfaça a pretensão dos lesados.

Deixe um comentário